Níveis de estoque de sangue devem ser mantidos nos feriados prolongados

12/21/2017 Assessoria Paulo Litro

Com o objetivo de incentivar as doações de sangue em todo o Paraná, o deputado estadual Paulo Litro (PSDB) obteve aprovação por unanimidade de Projeto de Lei de sua autoria. De acordo com o texto da Lei número 19.293, pessoas que realizaram doação de sangue pelo menos duas vezes ao ano, serão isentas das taxas de concurso público.

Para o deputado, este período de férias e festas de final de ano, precisa de atenção especial para que os estoques sejam mantidos. “Muitas pessoas vão viajar e esquecem de realizar a doação antecipada, o que causa uma drástica redução dos estoques de sangue”, destacou o deputado.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) lembra que é preciso ampliar as doações de sangue antes do feriadão prolongado. A necessidade do aumento do número do estoque de bolsas de sangue acontece por que os números de acidentes crescem nestes períodos, o que requer a manutenção dos níveis para atender os hospitais em casos de emergência.

Para que os estoques se mantenham em níveis adequados em todos os 384 hospitais credenciados, o Hemepar precisa de 14 a 15 mil bolsas de sangue por mês. Isso significa uma média de 700 a 800 doações por dia.

Porém, nas épocas de feriados prolongados, este número é reduzido em mais de 30%, o que ocasiona sérios problemas para a manutenção dos estoques.

Para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos – menores de idade podem doar desde que estejam acompanhados de um responsável. É necessário levar documento oficial com foto.

O procedimento da doação é seguro e dura aproximadamente 40 minutos, com o acompanhamento de profissionais qualificados. Homens podem

doar a cada 60 dias e mulheres devem aguardar três meses para realizar uma nova doação.

Uma doação pode beneficiar até quatro pessoas. As pessoas que realizarem três doações em um período de 12 meses podem solicitar também a emissão do certificado de Doador Fidelizado de Sangue. Este certificado dá direito a uma série de benefícios no Estado, como meia-entrada em shows, espetáculos de teatro, cinema e agora a gratuidade de taxa de inscrição em concursos públicos.