Antes de pegar a estrada realize uma revisão veicular

01/03/2018 Assessoria Paulo Litro

As tão esperadas férias de final de ano chegaram. Época propicia para realizar uma viagem, descansar e aproveitar os momentos de lazer sem preocupações. Porém, para evitar riscos e surpresas indesejáveis durante o trajeto é importante que o veículo esteja em ordem.

Antes de ir para a estrada, é preciso que os automóveis passem por uma revisão que deve ser feita em uma oficina mecânica. Alguns itens podem ser conferidos em casa mesmo. É possível verificar o estado de vários itens importantes que garantem a segurança, como o funcionamento de faróis, lanternas e luzes de seta, além dos limpadores e lavadores do para-brisa e vidro traseiro. A existência de manchas de óleo no piso da garagem pode indicar vazamentos.

Na oficina, o motorista deve ficar atento em pontos como os níveis de óleo, líquido do radiador e fluido de freios, além da checagem do estado das correias, cabos e velas, pode evitar muitos problemas. A suspensão, bastante exigida em trajetos sinuosos, como serras, também deve ser verificada por um profissional.

A checagem desses itens, que deve ser feita em revisões periódicas, é ainda mais importante no período que antecede longas viagens com o carro.

Não se pode esquecer também os itens de segurança como Macaco, chave de roda e triângulo de sinalização que precisam estar disponíveis para emergências. A falta dessas ferramentas é considerada infração gravíssima e sujeita o motorista a sete pontos no prontuário da CNH.