Antes de viajar verifique as condições para deixar a residência segura

02/09/2018 Assessoria Paulo Litro

Muitas pessoas já viajaram para passar o natal e ano novo próximo dos parentes. Outras irão se deslocar nesta semana para passar o carnaval nos mais distintos lugares. Geralmente, o ponto mais procurado é o litoral.

As viagens em feriados prolongados como os de final de ano, por exemplo, podem ser também um convite para invasões de residências, porém com alguns cuidados, este crime pode ser evitado. A Policia Militar do Paraná recomenda que uma pessoa de confiança fique com a chave do domicilio para que possa visitar o local uma vez por dia, abrir a casa, recolher o jornal e ligar televisão e rádio.

É recomendado deixar um vizinho de sobreaviso, pois, em caso de emergência ou movimentação suspeita, ele poderá ligar para a Polícia (número 190) e solicitar presença de efetivo.

Também é preciso conferir se os aparelhos de ar-condicionado estão totalmente presos às bases de sustentação. A retirada pode formar uma passagem de acesso à propriedade. Quando possível, a utilização de grades no entorno dos equipamentos é indicada para formar mais uma barreira.

Outros truques – como programar o aparelho de televisão para ligar e desligar em horários específicos, desligar a campainha, colocar obstáculos perto de portas e janelas – são funcionais na tentativa de impedir a entrada de estranhos nas residências.

Além da segurança da residência contra roubos, é importante lembrar de outros cuidados:

– Feche o registro de água e a válvula do gás;

– Se a viagem for durar mais de uma semana, não se esqueça de checar a validade dos alimentos, além de esvaziar a geladeira e desligá-la;

– Desligue todos os eletrodomésticos e, se possível, a chave geral da casa;

– Coloque desinfetante nos vasos sanitários e deixe-os tampados;