Parques estaduais do Paraná são opções para o feriado

02/12/2018 Assessoria Paulo Litro

Para os turistas que preferem o contato com a natureza, uma boa opção é conhecer os parques estaduais distribuídos em muitas cidades do Paraná. Ao todo são 68 unidades de conservação e 29 estão abertas para visitação.

Cada unidade possui horário próprio de funcionamento. Os locais e datas podem ser obtidas pelo site  www.iap.pr.gov.br.

As unidades de conservação oferecem infraestrutura adequada para receber os visitantes. Todos os parques contam com centro de informações, onde acontecem palestras que abordam temas como preservação ambiental, biodiversidade e animais em extinção.

Campos Gerais:

Nos Campos Gerais, a principal atração é o Parque Estadual de Vila Velha, o mais antigo de todos os parques. Os arenitos, que são importantes patrimônios geológicos do estado, são abertos à visitação e todo o parque é percorrido a pé. O Parque Vila Velha localiza-se no município de Ponta Grossa.

Outro ponto conhecido nos Campos Gerais, é o Parque Estadual do Guartelá, que possui o 6° maior cânion do planeta em extensão. Neste também é permitido caminhada além de banhar-se nos panelões de água ao longo do caminho. O Parque está localizado no município de Tibagi.

Litoral:

O Parque Estadual Pico do Marumbi, é um dos mais conhecidos. Em 1999 ele foi reconhecido pela Unesco como parte integrante do Sítio do Patrimônio Mundial da Natureza – que protege ecossistemas da Floresta Atlântica. No Parque situa-se o conjunto Marumbi, composto por nove picos. O Parque fica no município de Morretes.

Já o Parque Florestal Rio das Onças localiza-se no município de Matinhos e está aberto à visitação de terça-feira a domingo e nos feriados das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. O telefone de contato é o (41) 3453-2472.

Região Oeste

O Parque Cabeça do Cachorro fica no município de São Pedro do Iguaçu e está aberto à visitação de terça-feira a domingo e feriados das 8 às 18 horas. O telefone de contato é (45) 3255-1007.

Região Noroeste

O Parque Estadual Lago Azul fica em Campo Mourão e é aberto à visitação de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e sábados, domingos e feriados das 14 às 17 horas. O telefone de contato é (44) 3523-1915. Além da paisagem, o Parque Lago Azul possui trilhas exclusivas para apreciação da fauna e flora local.

Região Metropolitana de Curitiba

Nela está situado o Parque Estadual de Campinhos possui como maior atrativo a Gruta dos Jesuítas, a 5ª maior do Estado. A Gruta dos Jesuítas é visitada percorrendo salões de aproximadamente 550 metros de extensão com estalagmites e estalactites, entre outros. No parque também é possível fazer caminhadas pela Trilha da Floresta. O Parque está localizado no município de Tunas do Paraná.