Medicina na Unioeste: o primeiro passo mobilizou a sociedade, diz Paulo Litro 

11/24/2018 Assessoria Paulo Litro
Hoje, 24, no auditório Carlos Maes, às 18:30 horas, será realizada a formatura da primeira turma de Medicina da Unioeste, campus de Francisco Beltrão.
A luta para a implantação do curso começou em 2009, quando o então deputado estadual Luiz Fernandes Litro protocolou uma solicitação na Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para que o campus de Beltrão tivesse o curso de Medicina.
“Este primeiro passo mobilizou a sociedade sudoestina”, reconhece o deputado Paulo Litro (PSDB), filho de Luiz Fernandes.
Em novembro de 2010, durante uma reunião em Cascavel, a Reitoria da Unioeste aprovou  a solicitação de criação do curso e o destinou para atender a região Sudoeste.
Em 2010, Litro pai não se candidatou. A eleita foi Rose Litro, esposa do ex-deputado e mãe de Paulo Litro. Ela continuou na luta pela aprovação do curso
Em 2011, foi assinado o documento de implantação do curso, para que no ano seguinte, fosse realizado o primeiro vestibular. Isto de fato aconteceu. A primeira turma começou a estudar em 2013 — e agora vai se formar. São 35 acadêmicos (20 mulheres e 15 homens).
Outdoor para Litro
Em 2013, para comemorar a conquista, a  Associação Comunitária Cultural e Artística de Dois Vizinhos espalhou vários outdoors pelo Sudoeste, parabenizando o parlamentar: “O deputado Litro está à frente de mais este projeto que irá beneficiar todo o Sudoeste do Paraná”.
“Por muitas vezes acompanhei o ex-deputado Litro, para tratar sobre esse assunto. Mesmo ainda jovem, via como era importante a ação para a região e como ela poderia mudar, e como mudou, a realidade do Sudoeste”, destacou Paulo Litro, eleito em 2014 e reeleito em outubro.
Enfermagem
Atualmente, com o curso de Medicina já consolidado, outras reivindicações são trabalhadas pelo deputado Paulo Litro, como a implantação do curso de Enfermagem na Unioeste de Francisco Beltrão.
As solicitações foram realizadas desde 2017, bem como audiências e reuniões para tratar do tema. Paulo já esteve na secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e apresentou a necessidade da implantação do curso de Enfermagem. “Queremos incentivar o ensino público e de qualidade. A Unioeste é uma instituição que atende a todos esses requisitos”, afirmou.
Tenho trabalhado com afinco para que a nossa região sempre receba atenção especial do Governo do Estado, e assim, possamos melhorar a vida de cada um”, finalizou Paulo Litro.