Paulo Litro solicita ações emergenciais para barragens em risco no Paraná

01/29/2019 Assessoria Paulo Litro

O deputado estadual Paulo Litro (PSDB) protocolou nesta terça-feira (29), ofício destinado ao governador Carlos Massa Ratinho Junior, solicitando que sejam notificados, em caráter emergencial, os responsáveis por barragens que são consideradas de risco em todo o Estado do Paraná.

De acordo com levantamento do Governo do Estado, foram identificadas 461 barragens. Já para a Agência Nacional de Águas, o Paraná possui 394 barragens cadastradas, porém, apenas 16 delas passam por Inspeções de Segurança Especiais e Regulares.  Ainda, segundo o relatório, oito unidades possuem alto risco e outras quatro, além do alto risco, possuem Dano Potencial Associado. “Soube por meio da imprensa, que algumas barragens são consideradas de alto risco no Estado. Por isso, solicitei ao governador medidas emergenciais para evitar que desastres aconteçam”, afirmou Paulo.

Ainda de acordo com o relatório, apenas 30 barragens estão submetidas à Política Nacional de Segurança de Barragens e outras 350 não possuem informações sobre vários aspectos.

De acordo com o deputado, é preciso que sejam tomadas medidas o mais rápido possível. “Não podemos esperar desastres como os de Minas Gerais, para aí tomarmos uma atitude. Sabendo quem são os responsáveis, o Poder Público deve agir”, destacou Paulo Litro.

Os municípios que possuem barragens consideradas com risco alto são: São João do Ivaí, São Sebastião da Amoreira, Manoel Ribas, Imbituva, Tibagi, Coronel Domingos Soares, General Carneiro e Cascavel. As unidades são destinadas as mais diversas atividades, como recreação, proteção ambiental, aquicultura, entre outros.

, ,