“Liberação para despachantes atuarem como representantes na comercialização de placas beneficia os consumidores”, diz Paulo Litro

08/30/2019 Assessoria Paulo Litro

O deputado estadual Paulo Litro (PSDB) destacou nessa sexta-feira (30/8) que a autorização do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) para que despachantes voltem a representar os consumidores na questão de instalação das Placas Mercosul, assinada no dia 27 deste mês, irá agilizar o processo de emplacamento e evitar transtornos para os cidadãos.

“A liberação para despachantes atuarem como representantes no processo de emplacamento beneficia diretamente os consumidores, que não precisarão mais se deslocar, muitas vezes entre municípios, para encomendar e retirar as placas”, disse Paulo Litro.

Baseado na Resolução n.º 733/2018 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os despachantes estavam impedidos de realizar a ponte entre fábricas e os proprietários. Devido a isso, o consumidor tinha que realizar todo o procedimento pessoalmente, o que gerou um problema de logística no estado, uma vez que muitos municípios não possuem empresas de estampadores.

Em junho deste ano o Contran editou a Resolução n.º 780, que simplificou as regras para implantação das novas placas e passou a permitir a aquisição e retirada por despachantes. Desde então o deputado e o Sindicato dos Despachantes do Estado do Paraná (Sindepar), buscaram junto ao Detran viabilizar que esses serviços voltassem a ser disponibilizados para a população por meio de procuração.

“O presidente do Detran, Cel. Kogut, foi bastante atencioso para a questão e não mediu esforços para autorizar o retorno desses serviços no estado. Uma conquista importante que dará maior celeridade ao processo de emplacamento e facilidade para a população”, ressaltou o deputado.

, , , , , , , , , , , , , ,