Paulo Litro apresenta emendas para aprimorar projeto de intercâmbio estudantil

10/24/2019 Assessoria Paulo Litro

O deputado estadual Paulo Litro (PSDB) apresentou nesta semana quatro emendas ao projeto de lei do Governo do Estado que propõe a instituição do Programa de Intercâmbio Internacional Ganhando o Mundo. O parlamentar destacou que o objetivo é aprimorar a iniciativa e garantir critérios claros para a seleção e participação dos estudantes.

“O programa Ganhando o Mundo é uma excelente iniciativa do Governo e tenho certeza que irá proporcionar novas experiências culturais e conhecimento aos estudantes. As emendas que apresentei buscam tornar o projeto de lei mais acessível e democrático, possibilitando que alunos de todos os municípios possam participar”, disse Paulo Litro.

As emendas propostas pelo parlamentar determinam que o governo direcione uma vaga de intercâmbio para cada um dos 399 municípios e que os alunos que desejarem se inscrever no programa terão como requisito apresentar media 7,0 ou superior em todas as disciplinas do semestre letivo anterior.

Outras alterações estabelecem que o intercâmbio tenha duração de um semestre e um teto de investimento de US$ 500,00 em relação aos valores das bolsas que os estudantes terão direito ao longo deste período. As emendas serão analisadas pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná.

Ganhando o Mundo

O programa Ganhando o Mundo  visa disponibilizar viagens de intercâmbio para alunos entre 15 a 17 anos da rede pública do Paraná.  Os estudantes interessados em fazer o intercâmbio deverão, obrigatoriamente, concluir e ser aprovado em curso preparatório de língua estrangeira, que será ofertado gratuitamente pela Secretaria da Educação.

Além do curso preparatório, os estudantes selecionados para o intercâmbio receberão uma ajuda de custo de seis parcelas. Durante o período em que estiver no exterior, ficarão hospedados em casas de famílias ou residências estudantis cadastradas no programa.

, , , , , , , , , , , , , , , , , ,