Paulo Litro apresenta projeto para ampliar divulgação sobre doação de sangue

02/11/2020 Assessoria Paulo Litro

O deputado estadual Paulo Litro (PSDB) protocolou nesta semana Projeto de Lei que determina a obrigatoriedade da divulgação de mensagens de incentivo à doação de sangue em competições esportivas e eventos culturais no Paraná. O parlamentar ressaltou que a iniciativa visa oferecer mais visibilidade para as campanhas de doação aos hemocentros.

A doação de sangue é uma bandeira que tenho defendido ao longo do meu mandato. Mesmo com todos os avanços tecnológicos, não temos um substituto para o sangue e uma simples e rápida doação muitas vezes é o diferencial para o atendimento e preservação da vida de um paciente”, disse Paulo Litro.

O projeto prevê a divulgação de mensagens por meio de displays eletrônicos, banners, folders ou placas de propaganda em eventos esportivos e culturais promovidos ou patrocinados por entidades e órgãos das administrações públicas direta e indireta do Estado. A iniciativa soma-se à Lei n.º 19.293/17, também de autoria do deputado, que isenta o doador de sangue do pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos e processos seletivos realizados no âmbito dos Poderes do Estado do Paraná.

META

De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 1,8% da população brasileira doa sangue com regularidade, ainda longe da meta de 3% indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No período de inverno, as doações chegam a diminuir em 40%, o que resulta em um problema para os bancos de sangue de todo o país e muitas vezes prejudicam a realização de procedimentos médicos cirúrgicos.

Todos estamos expostos a situações em que podemos necessitar da transfusão de sangue, portanto é fundamental que façamos a nossa parte para que os Hemocentros tenham sempre condições de atender as demandas que surgirem no estado”, ressaltou Paulo Litro.

, , , , , , , , , , , ,