Paulo Litro apresenta projeto para combater depressão e suicídio entre estudantes

02/20/2020 Assessoria Paulo Litro

O deputado estadual Paulo Litro (PSDB) apresentou na Assembleia Legislativa Projeto de Lei que visa instituir a Política Estadual de Valorização da Vida nas instituições de ensino do Estado do Paraná. A iniciativa prevê a realização de ações, fornecimento de indicadores e orientações que contribuam na identificação e combate à depressão entre jovens estudantes.

“Nos últimos três anos o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou um aumento de 52% em casos relacionados à depressão entre jovens de 15 a 29 anos. É uma realidade que precisamos enfrentar e essa proposta visa oferecer diretrizes e suporte para que os estudantes encontrem nas escolas apoio e condições favoráveis para seu desenvolvimento”, destacou Paulo Litro

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Dados do Ministério Público apontam um crescimento de 40% na taxa de suicídios entre crianças de 10 a 14 anos e de 33,5% para jovens de 15 a 19 anos. Somado a isso, estima-se que um a cada cinco adolescentes já praticou a autolesão não suicida pelo menos uma vez na vida.

Para mudar esse cenário, o projeto do deputado Paulo Litro pretende alertar todos os segmentos da comunidade escolar a respeito da realidade emocional dos jovens, buscando promover estratégias e ações de prevenção.

O projeto prevê diretrizes que incluem o fornecimento de indicadores e informações básicas à comunidade escolar a respeito de situações que caracterizem suicídio, automutilação e depressão; orientações especializadas às equipes técnico-pedagógicas e docentes; desenvolvimento de estratégias preventivas para solução de conflitos e disseminação de princípios de resiliência, paz, não violência e de sustentabilidade social.

A proposta seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e, caso seja aprovada, passará pelas comissões temáticas antes de ir para votação em Plenário. 

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,