Paulo Litro solicita implantação de novos leitos para atender pacientes com coronavirus

03/19/2020 Assessoria Paulo Litro

O deputado estadual Paulo Litro (PSDB) protocolou nesta quinta-feira (19/3) ofícios para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) solicitando a habilitação de sessenta novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com implantação de equipamentos para garantir estrutura de atendimento para pacientes com coronavirus (Covid-19).

“Com a possível disseminação do coronavírus em nosso estado, precisamos garantir que os hospitais estejam preparados para atender a demanda, especialmente em unidades que também são referências para os municípios vizinhos”, disse Paulo Litro.

Nos documentos são solicitados dez novos leitos para os hospitais Pró-Vida, em Dois Vizinhos; Instituto São Rafael, em Chopinzinho; Instituto São José, em Laranjeiras; Hospital de Caridade, em Palmeira; Hospital e Maternidade Padre Tezza, em Matelândia, e Hospital Municipal Prefeito Quinto Abrão Delazeri, em Palotina.

De acordo com dados da Sesa, o Paraná possui 14 casos confirmados do novo coronavírus e 67 situações de suspeita da doença, porém sem nenhuma situação de transmissão comunitária. No Brasil, até quarta-feira (18/3), o Ministério da Saúde já havia confirmado 428 casos, com concentração nos estados de São Paulo (240) e Rio de Janeiro (45), e mais 11.278 suspeitos.

Em nota técnica, o Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde, formado por cientistas da PUC-RJ, Fiocruz e Instituto d’Or, alerta que o contágio do novo coronavírus pode aumentar até 25 vezes ainda neste mês no país. Para evitar esse cenário, o deputado Paulo Litro ressaltou a importância da população em seguir as orientações do Ministério da Saúde, que incluem medidas simples como lavar as mãos com frequência com sabão ou álcool em gel, utilizar lenço descartável para higiene nasal e evitar aglomerações.

“O Governo do Estado tem buscado promover medidas para garantir o atendimento quando necessário, mas a prevenção continua sendo a melhor opção para reduzir as chances de contágio e alastramento do novo coronavirus em nosso estado”, destacou o parlamentar.

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,