Paulo Litro solicita implantação de Colégios Cívico-Militares no Sudoeste

09/21/2020 Assessoria Paulo Litro

O deputado estadual Paulo Litro (PSDB) protocolou solicitação ao governador Ratinho Junior para implantação de colégios Cívico-Militares nos municípios de Dois Vizinhos, Ampére, Chopinzinho, Salto do Lontra, São João, Coronel Vivida, Nova Prata do Iguaçu, Capanema e Realeza.

A solicitação ganha relevância devido o projeto de Lei enviado em setembro pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para autorizar e regulamentar o funcionamento de até 200 novos Colégios Cívico-Militares no Paraná.

“Os novos colégios cívico-militares irão representar um importante reforço para a educação nos municípios e estamos trabalhando para que o Sudoeste seja contemplado com a implantação dessas unidades”, disse Paulo Litro.
O deputado ressaltou que os municípios estão dentro das diretrizes estabelecidas pelo projeto de lei enviado à Alep para implantação das unidades, que incluem possuir mais de 10 mil habitantes e que tenham ao menos duas escolas estaduais na área urbana; e em colégios com vulnerabilidade social, baixos índices de fluxo e rendimento escolar e que não ofereçam ensino noturno.

Funcionamento

Atualmente o Paraná possui Colégio Cívico-Militares em Curitiba, Londrina, Maringá e Cornélio Procópio. A proposta das unidades é apresentar uma gestão compartilhada entre civis e militares em escolas estaduais, com a gestão administrativa promovida pela Polícia Militar, enquanto o corpo docente e gestão pedagógica são de responsabilidade da Secretaria da Educação.

Estudantes do Fundamental 2 ou do Ensino Médio podem participar do processo seletivo para ingressar na escola, mas somente os aprovados poderão se matricular, de acordo com o número de vagas disponíveis.

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,