Investimento de R$ 20,4 milhões para pavimentação da estrada entre Ramilândia e Santa Helena

12/14/2021
Posted in Notícias
12/14/2021 Sigma 3

Foi realizado nesta segunda-feira (13/12), pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), o pregão eletrônico para contratação de projeto e execução das obras de pavimentação da estrada que liga o município de Ramilândia até Santa Helena, abrangendo também os municípios de Missal e Diamante d’Oeste. A empresa vencedora foi a Pavimentações e Terraplenagens Schmitt LTDA e as obras contarão com um investimento de R$ 20.480.000,00, viabilizados pelo Governo do Estado com a Itaipu Binacional.

A solicitação para pavimentação da estrada com Governo do Estado foi realizada por meio de iniciativa do deputado estadual Paulo Litro (PSDB) em conjunto com os ex-prefeitos de Ramilândia, Wilson Bonamigo, e de Missal, Eduardo Staudt, que estavam no mandato na época, e o prefeito de Santa Helena, Evandro Grade (Zado). A Lar Cooperativa Agroindustrial também teve um papel importante ao elaborar e doar aos municípios os projetos executivos para realização da obra.

“A pavimentação dessa estrada, que era uma das bandeiras do nosso mandato, representa um enorme investimento para a região e irá beneficiar mais de 47 mil habitantes dos quatro municípios, aprimorando a estrutura e potencializando a economia local. Uma conquista histórica que se torna realidade com apoio e parceria do governador Ratinho Junior e toda sua equipe”, destacou Paulo Litro.

Em 2019 o deputado intermediou reuniões entre os representantes dos municípios de Ramilândia, Santa Helena e Missal junto ao secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, para debater formatos de convênios e trâmites burocráticos para a pavimentação da estrada, bem como participou das conversas com a Lar Cooperativa Agroindustrial para elaboração dos projetos executivos.

Obras

As obras de pavimentação irão abranger uma extensão de 26,23 quilômetros, do município de Ramilândia até o distrito São Roque, em Santa Helena, substituindo a estrada atual, que conta com trechos em pavimentação poliédrica (calçamento), cascalho, leito natural e asfalto.

Serão pavimentados 18,93 km em Ramilândia; 310 metros em Diamante D’Oeste; 3,04 km em Missal e 3,95 km em Santa Helena. A estrada contará com pistas simples e acostamento, estando previstos serviços de terraplenagem, drenagem e obras de arte correntes, pavimentação, serviços complementares e sinalização.

Pregão

A empresa vencedora tem prazo de três dias úteis para reelaborar e apresentar sua proposta, adequada ao novo valor, além de encaminhar demais documentos exigidos em edital. Caso a documentação seja aceita, o resultado será publicado no portal Compras Paraná e em Diário Oficial, abrindo período para interposição de recursos.

A licitação está utilizando a modalidade Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi), que permite a elaboração do projeto e execução da obra em um único contrato, garantindo mais agilidade ao processo, e prevendo também a possibilidade de empregar soluções e tecnologias mais inovadoras.

Ela prevê a elaboração de projeto básico, projeto executivo de engenharia e a execução da obra, em um prazo total de 26 meses (780 dias corridos). A estrada terá pistas simples, com acostamento, estando previstos serviços de terraplenagem, drenagem e obras de arte correntes, pavimentação, serviços complementares e sinalização. A obra será executada pelo DER/PR com recursos da Itaipu Binacional, utilizando como base um anteprojeto doado pela Lar Cooperativa Agroindustrial.

, , , , , , , , , , , , , ,