Paulo Litro solicita implantação de Hemonúcleo em Dois Vizinhos

06/10/2022
Posted in Notícias
06/10/2022 Sigma 3

O deputado estadual Paulo Litro (PSD) protocolou nesta quinta-feira (9/6) ofício para o secretário de Estado da Saúde, César Augusto Neves, solicitando a criação de um Hemonúcleo em Dois Vizinhos.

O parlamentar ressaltou que o município conta com uma população de aproximadamente 45 mil habitantes, com um elevado índice de doadores de sangue, porém não possui unidade local para coleta de sangue.

“A doação de sangue é um ato simples e rápido que salva muitas vidas. Em Dois Vizinhos contamos com um elevado número de doadores, porém eles precisam se deslocar até Francisco Beltrão para realizar o procedimento. Com a implantação da unidade, facilitaremos o acesso dessas pessoas para realizarem a doação”, disse Paulo Litro.

DOAÇÃO DE SANGUE

Autor da Lei que isenta o doador de sangue do pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos e processos seletivos realizados no âmbito dos Poderes do Estado do Paraná, o deputado Paulo Litro destacou a importância de ampliar as ações e número de unidades para doação de sangue no estado.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 1,8% da população brasileira doa sangue com regularidade, ainda longe da meta de 3% indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No período de inverno, as doações chegam a diminuir em 40%, o que resulta em um problema para os bancos de sangue de todo o país e muitas vezes prejudicam a realização de procedimentos médicos cirúrgicos.

“Todas as pessoas estão expostas a situações em que podem necessitar da transfusão e, mesmo com os avanços na área da saúde, ainda não possuímos um substituto para o sangue, o que torna a doação essencial para a preservação da vida. Precisamos ampliar a estrutura, unidades de coletas e divulgação para incentivar cada vez mais a realização desse importante ato solidário”, afirmou Paulo Litro.

, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,